O MEL DO ROCK

O MEL DO ROCK

Pesquisar este blog

sábado, 11 de junho de 2011

MÚSICA NA ÍDIA SAI DO ESPIRITUAL E GRANDES FESTIVAIS APARECEM

A cidade de Naukuchiatal, na região do Himalaia central, na Índia, vê normalmente turistas chegando para visitar seus lagos e paisagem verde.

Mas por três dias a cada mês de maio, eles chegam às centenas para esta cidade do norte do país e participar do festival de música "Escape".

O festival é frequentado por jovens indianos de classe média que agora têm dinheiro para gastar em música ao vivo.

Participam dos shows artistas indianos estabelecidos e emergentes, variando da banda de heavy-metal Phobia para a Reggae Rajahs.

Por centenas de anos, os indianos se juntaram para cantar, dançar e tocar músicas, mas frequentemente como parte de cerimônias religiosas e espirituais. Um exemplo importante é o Khumbha Mela, quando afluem em massa hindus a cada três anos.

No entanto, agora a Índia testemunha um crescimento nos festivais de música contemporânea, similares àqueles nos Estados Unidos e Europa.

"A cena está melhorando no país. Cinco, seis anos atrás, praticamente não havia festivais. Estão começando a esquentar por aqui", diz Randeep Singh, da Menwhopause, única banda de rock indiana que já tocou no conjunto de festivais South By Southwest, em Austin, Texas.

A cena musical do país cresce, mas segue dominada por música dos filmes de Bollywood.

IMPULSO AO VIVO

A Índia é o 14º maior mercado de música, longe dos EUA e Japão --dois maiores mercados mundiais do setor. Mas o país do sul da Ásia cresceu 16,5% em 2010 na área, ao contrário das quedas dos líderes.

Além disso, as quedas gerais nas vendas de música impulsiona o mercado de shows ao vivo.

"Eu posso pagar por isso agora. Antes, eu queria ver Deep Purple e não tinha como pagar por um ingresso de 1.000 rúpias", diz o frequentador de festivais Akash Vora.

Durante o Bacardi NH7 Weekender, na cidade de Pune, sul da Índia, algumas das maiores bandas do país tocaram com britânicas; incluindo-se Asian Dub Foundation e The Magic Numbers. Tornou-se já um dos maiores festivais do país, apesar de ter começado apenas em dezembro passado.

Outro bom exemplo de grande festival indiano é o Rajasthan International Folk Festival (RIFF), evento de multigêneros lançado há quatro anos. É realizada na cidade de Jodhpur, que vê o número de turistas estrangeiros crescendo a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário