O MEL DO ROCK

O MEL DO ROCK

Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

GUITARRA E VIOLINOS SE MISTURAM EM "NA ESTRADA DO ROCK INCONCERT"

Banda de Edinho Santa Cruz e Sinfônica de Ribeirão Preto revivem clássicos de The Purple e companhia em versões especiais.

De um lado a guitarra, o contrabaixo, a bateria. De outro, violinos, violoncelos, metais. O mix de rock e orquestra há décadas vem se consagrando através de Beatles, do rock progressivo de Jethro Tull e Pink Floyd e de experiências marcantes de bandas como Metallica e Scorpions, para não citar outros gêneros. Edinho Santa Cruz, que completa 50 anos de carreira em 2012, lança mão dessa verdadeira fórmula mágica há quatro anos.

Há quatro anos, ele, 59 anos, e seu irmão Cillinho, 56 anos, têm investido no resgate das canções que fizeram a cabeça das velhas gerações e inspiram novos talentos da música.

Mas o mineiro de Passos queria mais. E o sonho de gravar um DVD ao vivo se concretizou na Fundação Salvador Arena, em São Bernardo do Campo, em 2007, com a orquestra da Base Aérea de Cumbica. A interação com os arranjos delineados por Paulo Serino da Cruz deu certo. “Foi um show ininterrupto e interativo, de A a Z”, diz Edinho.

A experiência ressoou aos afiados ouvidos do maestro Cláudio Cruz, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, e repercutiu no especial “Na Estrada do Rock in Concert”, que acontece neste sábado (11), no Parque Luiz Carlos Raya, em meio às comemorações de 155 anos da cidade. “Era um desafio pra ele (Cláudio), que é roqueiro também. Fiquei super feliz. A orquestra tem um know how muito grande”, afirma.

Tocar em Ribeirão Preto, não bastasse a entusiástica experiência de misturar bends com pizzicatos, tem um especial sabor para Edinho. Foi nessa região que o músico deu os primeiros passos. A primeira apresentação foi em Franca, no Colégio Champagnat. “Ribeirão tem um significado ímpar na nossa carreira, é muito especial na nossa vida. A região nos recebeu muito bem”, diz o músico, que atualmente mora em São Paulo e faz em média de 10 a 15 shows por mês.

O carinho é tão especial que, em terras ribeirão-pretanas, Edinho deposita mais um sonho em sua trajetória: gravar um álbum comemorativo dos 50 anos de carreira. Só mesmo o Teatro Municipal de Manaus e a Sala São Paulo competem com o Theatro Pedro II nessa nova empreitada.

Para a noite de sábado, Edinho e banda separaram um repertório de fôlego, que mistura desde canções com arranjos orquestrados, como Golden Slumbers, dos Beatles, a mares do rock n´ roll nunca antes navegados pelo erudito, como Born to Be Wild. “O repertório foi escolhido a dedo para atingir de 8 a 80 anos”, diz Edinho, otimista sobre a difusão do rock clássico entre os mais jovens, graças a games como o Guitar Hero. “Músicas como Smoke on The Water estão na cabeça deles”.

O set list que será executado no Raya também inclui “Song for Freddie”, que Edinho compôs em homenagem ao líder do Queen - tido como o primeiro tributo do mundo a Freddie Mercury. O estalo para a criação da música, garante o mineiro, veio com um sonho, exatamente na madrugada de 24 de novembro de 1992, um ano após a morte do vocalista da banda britânica. “Ao acordar fui direto para o piano e senti a música fluir. Em 40 minutos a compus”, relata.

Serviço
“Na Estrada do Rock In Concert”
Local: Parque Luiz Carlos Raya (Ribeirão Preto)
Data: 11 de junho (sábado)
Horário: 19h
Entrada: gratuita
Informações: site da Prefeitura de Ribeirão Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário