O MEL DO ROCK

O MEL DO ROCK

Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2010

VINNY APPICE



Vincent "Vinny" Appice (Brooklyn, Nova Iorque, 13 de setembro de 1957) é um baterista estadunidense do cenário do rock n' roll mundial, principalmente o heavy metal. Ele ficou famoso por tocar em importantes bandas, principalmente no Black Sabbath, na qual entrou em 1980, com Ronnie James Dio após a saída de Ozzy Osbourne e de Bill Ward para a gravação do álbum Heaven And Hell. Tocou também na banda Dio, da carreira solo do vocalista Ronnie James Dio, gravando inicialmente o álbum Holy Diver em 1983.

Vinny é conhecido por seus grooves extremamente pesados, seus rudimentos e rulos perfeitamente encaixados nos compassos e seus kits imensos.

Vinny começou a tocar bateria com 9 anos de idade, com o mesmo professor de seu irmão que também é um famoso baterista, Carmine Appice (King Kobra, Jeff Beck, etc) na cidade do Brooklyn, em New York.

Com 16 anos, Vinny conheceu John Lennon na Record Plant Studios, em NY. Ele gravou alguns projetos com o ex-Beatle e chegou a aparecer em 3 videos de Lennon, e esses clipes vieram a aparecer em "The John Lennon Video Collection", que foi lançado em 1994, mesmo após anos de sua morte.

Em 1976, começou a tocar com Rick Derringer em sua banda que levava o nome dele, chamada Derringer, na qual gravaram 3 albuns juntos. Em 1977, formou a banda chamada Axis, que só gravou 1 álbum, chamado "It's a Circus World". Em 1980, como ja mencionado no ínicio do texto, se juntou ao lendário Black Sabbath, gravando "The Mob Rules" e "Live Evil"; saiu da banda em 1983 juntamente com Dio.

Já com Dio, gravaram em 1983 mesmo o clássico álbum "Holy Diver". Juntos, gravaram alguns álbuns como Holy Diver, The Last In Line, Sacred Heart, Intermission e Dream Evil. Saiu da banda em 1990 e foi para World War III, banda qual gravou apenas um álbum, mas com som extremamente pesado.

Em 1992, acontece o inesperado: Black Sabbath retorna a formação de 1980 para a gravação de mais um disco, chamando "Dehumanizer", disco qual é considerado o mais pesado de toda a história da banda, com destaque para as faixas "After All", "I", "Time Machine" e "Master Of Insanity".

Em 1993, Vinny e Dio se juntam mais uma vez para a gravação de "Strange Highways" e também para uma turnê. Em 1996, gravam juntos "Angry Machines" e fazem turnê durante 96 e o verão de 97. Após isso, ja era hora de ser lançado um CD ao vivo da banda Dio; com isso, gravaram na turnê de Angry Machines os shows na Alemanha e Chicago em 1997, mesmo o álbum sendo lançado só em 1998.

Em junho de 1998, Black Sabbath ofereceu a Vinny o posto na bateria para a turnê na Europa, depois de 20 anos sem tocarem juntos (Tony Iommi, Geezer Butler e Ozzy Osbourne, a chamada "formação clássica"); essa foi a primeira vez que Vinny se juntou ao mesmo palco com Ozzy. Em 1999, foi convocado a participar da turnê do Sabbath para o caso de Bill Ward não conseguir tocar por problemas de saúde que vinha tendo na época.

Em 2000, ele participou da trilha sonora do filme "Endiabrado" (Bedazzled), estrelando Brendan Frases e Elizabeth Hurley. Em 2001/2002 tocou com alguns amigos, incluindo Lana Lane, Erik Norlander e Mark Boals.

Atualmente, Vinny está tocando na banda intitulada "Heaven And Hell", a famosa Black Sabbath só que com outro nome, junto com Tony Iommi, Geezer Butler e Ronnie James Dio.
Conheça melhor o trabalho de Vinny Appice
Baterista do Heaven & Hell
Vizualize video Groove Vinny Appice

Um comentário:

  1. legal...parabéns pelo blog, tamo junto faça uma visitinha no meu roque-se.blogspot.com
    "uma mãe lava a outra"

    ResponderExcluir