O MEL DO ROCK

O MEL DO ROCK

Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2010

GEEZER BUTLER

Terence Michael Joseph "Geezer" Butler (Aston, 17 de Julho de 1949) é um baixista e músico inglês.

Geezer formou sua primeira banda, Rare Breed,com seu amigo de escola John Osbourne no ano de 1967.

Separados por um tempo, Ozzy e Geezer se juntam novamente,e criam a banda Polka Tulk,junto com o guitarrista Tony Iommi e o baterista Bill Ward.

Após um tempo, eles mudam o nome da banda para Earth,mas em pouco tempo acharam uma banda Inglesa com o mesmo nome,e adotaram o nome Black Sabbath em 1969

Geezer tocou guitarra na Pré-formação do Sabbath,incluindo com a sua anterior banda Rare Breed,mas com o Sabbath formado,Iommi resolve que queria tocar com apenas um guitarrista,então Geezer resolve tocar baixo.

Geezer foi conhecido como um dos primeiros baixista a usar pedal wah-wah no seu baixo,[carece de fontes?] que usou no início de N.I.B.

Cliff Burton o citou como uma grande influência sua.

Também foi um dos primeiros baixistas a usar uma afinação um tom abaixo no caso,D(Ré),após isso,Iommi passou a afinar sua guitarra em C#,a afinação em D é muito comum em banda de Heavy Metal.

O nome "Black Sabbath,foi tirado de um filme de Boris Karloff com o mesmo nome.

Com isso Ozzy era o ponto focal da banda,Butler escreveu a maioria do instrumental da banda,fascinado com temas de Artes Negras, explorava temas como morte e destruição.

Durante 1970,a popularidade do Sabbath estava muito alta,continuando o grupo em 1980 decide chamar o ex-vocalista do Rainbow,Ronnie James Dio e depois,com o ex-vocalista do Deep Purple Ian Gillan.

Buttler resolve sair da banda no meio de 1984,formando a Geezer Butler Band

Em 1988 entrou na banda de Ozzy Osbourne para fazer parte da turnê No Rest For The Wicked.

Buttler entrou novamente no Black Sabbath em 1991, para a gravação do álbum Dehumanizer, mas novamente sai do grupo após a turnê do álbum Cross Purpose.

Em 1995,Geezer volta para a banda de Ozzy Osbourne,para participar do álbum Ozzmosis.Após ter gravado o álbum Ozzmosis,ele formou a banda G/Z/R,estreando com o álbum Plastic Planet em 1995,em seguida fez seu próximo álbum solo Black Science em 1997.

Geezer voltou para o Black Sabbath novamente em 1997 na edição do Ozzfest.

Em 2005,ele fez seu outro álbum solo,o Ohmwork,seu terceiro álbum solo.

Em Outubro de 2006 foi alertado que Geezer se reuniu com Tony Iommi,Vinny Appice e Ronnie James Dio para a tour Heaven And Hell.
Conheça melhor o trabalho de Geezer Butler
Visualize vídeo música Children of the sea
Show do Heaven & Hell 15/04/2009 em São Paulo - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário