O MEL DO ROCK

O MEL DO ROCK

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CAMPOS HARMÔNICOS (Módolo I - Campo Harmônico Maior)

ESTUDO DOS CAMPOS HARMÔNICOS

O estudo dos campos harmônicos e seus modos é de fundamental importância para se compreender a formação dos acordes.

O domínio desta área nos leva a reconhecer qualquer tipo de acorde (muitas vezes apenas pela cifra) e, através de sua análise, aplicar a escala correta.

Prestando-se atenção às tensões de cada modo, concluiremos que os quatro campos harmônicos - maior, menor, menor harmônico e menor melódico - nos mostram praticamente os tipos de acordes existentes.


Ex. 1: C7M é um acorde de 1° grau do campo harmônico maior. Se utilizarmos as deste modo, teremos C7M(6) ou C7M(9).


Ex. 2: Bm7(b5) é um acorde de 7° grau do campo harmônico menor melódico. Usando as tensões deste modo, teremos B7(#9), B7(b9), B7(#5) ou ainda B7(#5/#9).


Familiarizando-se com essas regras, o músico será capaz de determinar as escalas a serem aplicadas sobre os acordes, bastando para isso examinar as cifras, uma vez elas incluem, além das notas do acorde (, , e ), suas tensões (, 11ª, 13ª).


Ex.


C = C maior

C7M = C maior com 7ª maior

C(#5) = C com 5ª aumentada

C° = C diminuto

Cm(7M) = C menor com 7ª maior

C7/4 = C suspenso (C com 7ª e 4ª)


Bemol ou sustenido antes do grau determina seu aumento ou diminuição.


Ex.


C7(b9/#5) C7 com 5ª aumentada e 9ª menor


CAMPO HARMÔNICO MAIOR


O campo harmônico maior é formado pelos acordesdiatônicos à tonalidade maior.

C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)
Exemplos de progressões sobre o campo harmônico maior:
Am7 - Dm7 - G7 - C7M
Am7 - F7M - Dm7 - G7, C7M
Em - F7M - Em7 - C7M, F7M
C7M - F7M - Bm7(b5) - Em7
Am7 - Dm7 - Dm7, G7 - C7M
Experimente improvisar sobre os exemplos acima, onde usamos somente a escala de dó maior.
Tente em outras tonalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário