ESTUDO DOS CAMPOS HARMÔNICOS
O estudo dos campos harmônicos e seus modos é de fundamental importância para se compreender a formação dos acordes.
O domínio desta área nos leva a reconhecer qualquer tipo de acorde (muitas vezes apenas pela cifra) e, através de sua análise, aplicar a escala correta.
Prestando-se atenção às tensões de cada modo, concluiremos que os quatro campos harmônicos - maior, menor, menor harmônico e menor melódico - nos mostram praticamente os tipos de acordes existentes.
Ex. 1: C7M é um acorde de 1° grau do campo harmônico maior. Se utilizarmos as deste modo, teremos C7M(6) ou C7M(9).
Ex. 2: Bm7(b5) é um acorde de 7° grau do campo harmônico menor melódico. Usando as tensões deste modo, teremos B7(#9), B7(b9), B7(#5) ou ainda B7(#5/#9).
Familiarizando-se com essas regras, o músico será capaz de determinar as escalas a serem aplicadas sobre os acordes, bastando para isso examinar as cifras, uma vez elas incluem, além das notas do acorde (1ª, 3ª, 5ª e 7ª), suas tensões (9ª, 11ª, 13ª).
Ex.
C = C maior
C7M = C maior com 7ª maior
C(#5) = C com 5ª aumentada
C° = C diminuto
Cm(7M) = C menor com 7ª maior
C7/4 = C suspenso (C com 7ª e 4ª)
Bemol ou sustenido antes do grau determina seu aumento ou diminuição.
Ex.
C7(b9/#5) C7 com 5ª aumentada e 9ª menor
CAMPO HARMÔNICO MAIOR
O campo harmônico maior é formado pelos acordesdiatônicos à tonalidade maior.
C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)
Exemplos de progressões sobre o campo harmônico maior:
Am7 - Dm7 - G7 - C7M
Am7 - F7M - Dm7 - G7, C7M
Em - F7M - Em7 - C7M, F7M
C7M - F7M - Bm7(b5) - Em7
Am7 - Dm7 - Dm7, G7 - C7M
Experimente improvisar sobre os exemplos acima, onde usamos somente a escala de dó maior.
Tente em outras tonalidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário