O MEL DO ROCK

O MEL DO ROCK

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SPACE ROCK

Space rock é um gênero musical; o termo originalmente se referia a bandas - em sua maioria, inglesas - do início da década de 1970 como o Hawkwind e o Pink Floyd, caracterizadas pelas suas passagens instrumentais longas dominadas por sintetizadores, usos experimentais de guitarra e letras com temas de ficção científica.

Posteriormente, o termo passou a ser usado para nominar algumas bandas do final da década de 80 que se valiam de influências das primeiras bandas de Space Rock para criar uma forma mais melódica e ambiental de música pop.

HISTÓRIA


O primeiro exemplo do que pode ser chamado de space rock se encontra na década de 40, em uma música chamada You're Only Young Once, de Ewan MacColl e Peggy Seeger, feita para um programa de rádio da BBC. A música parodiava vários temas de ficção cientifica da época. Outros músicos, posteriormente, viriam a repetir a tentativa de unir sonoridades espaciais com música pop, como Sheb Wooley (Purple People Eater, em 1950), Joe Meek and the Blue Men (I Hear a New World, em 1960) e The Tornados (Telstar, em 1962)

O Space rock propriamente dito emergiu da cena musical psicodélica inglesa do final da década de 60 e estava bem aproximado do movimento rock progressivo do mesmo período.

Muitos dos primeiros lançamentos do Pink Floyd foram importantes para o desenvolvimento do Space rock. Músicas como Astronomy Dominé e Insterstellar Overdrive, do disco de estréia The Piper at the Gates of Dawn estavam entre os primeiros exemplos de space rock. Essa faceta da sonoridade da banda se devia principalmente ao interesse do guitarrista, vocalista e principal compositor Syd Barrett. Após sua saída, a banda prosseguiu durante um breve período com experimentos no genêro, em músicas como A Saucerful of Secrets do disco homônimo e Echoes, de Meddle.

Um disco seminal na história do space rock é Space Ritual do Hawkwind, lançado em 1973. Trata-se de um álbum ao vivo duplo anunciado como sendo "88 minutos de lavagem cerebral" documentando a bem sucedida turnê de 1972 do Hawkwind, que contava com efeitos de luzes e lasers, dançarinas nuas (mais notavelmente Stacia, que interpretava a mãe-terra), figurinos exdruxúlos e imagens psicodélicas. Esse show inovador atraiu um grande grupo de usuários de drogas, fãs de ficção cientifíca e motoqueiros. O autor de ficção cientifíca Michael Moorcock colaborou com o Hawkwind em várias ocasiões, tendo, por exemplo, escrito as letras da maioria das partes faladas de Space Ritual.

Entre o fim da década de 80 e o início da década de 90, o termo "space rock" passou a ser usado para descrever várias bandas inglesas de rock alternativo como Blur, Suede, The Verve, My Bloody Valentine e Oasis, que faziam experimentos vagamente similares aos feitos pelas bandas de space rock. A maioria das bandas originais de space rock, na época, já haviam encerrado suas atividades e tendo seus músicos partido para novas bandas ou novos estilos.

EXEMPLOS DE SPACE ROCK




codeseven
Acid Mothers Temple - especialmente a incarnação de Cosmic Inferno
Alien Planetscapes
Angels & Airwaves
Ariaphonics - Ariaphonics
Autolux
Babylon Zoo-The Boy With The X-Ray Eyes
Cachorro Grande - Album "Cinema"
Cosmik Jokers
The Byrds - Fifth Dimension
Bethany Curve - Gold
Cave In - Jupiter
Colour Haze
The Cooper Temple Clause
Denison Marrs - "Holding Hands At 35,000 Feet"
Dream Machine - "Trilogia"
Failure - Fantastic Planet
Flying Saucer Attack
Future Kings of England
Füxa
Gong -
Hum - You'd Prefer an Astronaut e Downward is Heavenward
Ron Grainer - O tema de Doctor Who
Hawkwind -
Litmus
Los Natas
Man or Astroman?
Mars Everywhere
Martian Death Lyric
Mean Red Spiders
Mercury Rev
Muse
Monster Magnet
Moody Blues - To Our Children's Children's Children e Long Distance Voyager
Omega
Ozric Tentacles
Paperhouse
Pink Floyd - The Piper at the Gates of Dawn, A Saucerful of Secrets, Ummagumma, Meddle
Porcupine Tree - The Sky Moves Sideways
Quarkspace
Radio Massacre International
Radio Vago
Rockets (entre 1976-1982)
Peter Schilling - The Different Story (World of Lust and Crime)
Secret Machines
Spacemen 3
The Spacious Mind
Sparks Fly From a Kiss
Spirits Burning -
Spiritualized
Strike Him Centurion
Sun Dial
Tangerine Dream (no final da década de 70)
Voivod
Jeff Wayne - versão musical de Guerra dos Mundos
Van Halen - Album "5150"
Conheça melhor o Space Rock
estréia The Piper at the Gates of Dawn

Nenhum comentário:

Postar um comentário