O MEL DO ROCK

O MEL DO ROCK

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA

Electric Light Orchestra (ELO) foi uma banda britânica de Birmingham, que lançou onze álbuns de estúdio entre 1971 e 1986, outro álbum em 2001. ELO foi criada para acomodar Roy Wood e Jeff Lynne desejo de criar rock moderno e canções pop com toques clássicos. Após a partida de Madeira, na sequência do registo de estreia da banda, Lynne escreveu e arranjou todas as composições originais do grupo e produziu todos os álbuns.

Apesar do sucesso primeiros singles 'no Reino Unido, a banda foi inicialmente mais bem sucedidos nos Estados Unidos, anunciado como "Os caras Inglês com os violinos grande". Logo ganhou um culto seguinte, apesar das revisões negativas para trás em sua cidade natal, no Reino Unido. Em meados da década de 1970, tinham se tornado uma das maiores bandas de venda. De 1972 a 1986, a ELO acumulado 27 Top 40 singles no Reino Unido e os E.U.. O grupo também marcou 20 Top 20 singles do Reino Unido, bem como 19 Top 20 singles nas paradas E.U. Billboard. A banda também detém o recorde de ter mais do Billboard Hot 100 Top 40 hits de qualquer banda em E.U. história das paradas, sem nunca ter um número único.

ELO RIAA coletadas 21 prêmios, 38 prêmios BPI, , e vendeu mais de 50 milhões de discos no mundo inteiro, não incluindo singles.

HISTÓRIA

NASCIMENTO DA BANDA


No final dos anos 1960, Roy Wood, guitarrista, vocalista e compositor do The Move, teve a idéia de formar uma nova banda que iria usar violinos, violoncelos, contrabaixos de cordas, metais e madeiras para dar a sua música um som clássico, tendo a música rock em sentido "que os Beatles tinham deixado fora." Jeff Lynne, líder de grupo de Birmingham companheiros The Race Idle, estava animado com a concepção. Em janeiro de 1970, quando Carl Wayne deixou The Move, Lynne aceitou o convite segundo Wood's para entrar na banda com a condição de que eles concentram sua energia no novo projeto.

Em 12 de Julho de 1970, quando Wood acrescentou violoncelos múltiplos para uma canção Lynne-escrita destina-se a ser um movimento lateral-B, o novo conceito se tornou uma realidade e "10538 Overture" se tornou a primeira música Electric Light Orchestra. Para ajudar a financiar a banda, mais dois álbuns foram lançados Move durante as gravações longas ELO. O álbum resultante The Electric Light Orchestra foi lançado em 1971 (1972 nos Estados Unidos, Sem Resposta) Isto porque um secretário gravadora tentou tocar a empresa britânica e obter o nome do álbum, eles foram incapazes de contatá-los assim deixou um bilhete dizendo: "Sem Resposta" e é assim que o álbum se tornou o nome de os E.U. "10538 Overture" se tornou um hit top dez do Reino Unido. Lynne, Madeira, e Bev Bevan foram os membros iniciais do Electric Light Orchestra. Eles se juntaram em 1971 por Bill Hunt (chifres, teclados) e Steve Woolam (violino).

Concerto ELO de estreia teve lugar no dia 16 abril de 1972 no The Fox & Greyhound Pub, em Croydon, Reino Unido com uma programação de madeira, Lynne, Bevan, Bill Hunt (chifres, teclados), Wilfred Gibson (violino), Hugh McDowell (violoncelo), Andy Craig (violoncelo) e Richard Tandy no baixo.

No entanto, logo surgiram tensões entre a madeira e Lynne, devido a problemas com a gerência. Entre as gravações do segundo LP da banda, Wood deixou a banda, tendo McDowell violoncelista e buzina jogador Hunt com ele para formar Wizzard. Apesar das previsões da imprensa musical que a banda iria dobrar sem madeira, que tinha sido a força motriz por trás da criação da ELO, Lynne intensificar a liderar a banda, com Bev Bevan restante na bateria, acompanhado por Gibson, Richard Tandy (agora em diante o sintetizador Moog), Mike de Albuquerque no baixo e vocais e Mike Edwards eo Colin Walker em violoncelos.



A nova formação realizada no Reading Festival 1972. pickups Barcus Berry, agora ostentado pelo trio da banda seqüência, permitiu-lhes ter amplificação adequada ao palco para seus instrumentos, que anteriormente tinha sido tudo menos abafada por todo o som dos outros instrumentos eletrificados. A banda lançou seu segundo álbum, ELO 2 em 1973, que produziu o gráfico E.U. primeiro single, uma versão extremamente elaborada do clássico de Chuck Berry "Roll Over Beethoven". ELO também fez sua primeira aparição no American Coreto.

Durante a gravação do terceiro álbum, Gibson foi solta após uma disputa sobre o dinheiro e Walker deixou desde turnê foi mantê-lo longe de sua família demasiado. Mik Kaminski ingressou como violinista, permanecendo violoncelista Edwards terminou as partes violoncelo antes McDowell voltou a ELO do Wizzard. O álbum resultante, no terceiro dia, foi lançado no final de 1973, com a versão americana com o hit "Showdown", juntamente com uma fotografia incomum, visto à direita, tirada pelo famoso fotógrafo Richard Avedon, que tinha ELO "Fazê-lo com a Luz On Tour "programação expondo seus umbigos.
SUCESSO GLOBAL

Para o quarto álbum da banda, Eldorado, uma sinfonia, um álbum conceitual sobre um sonhador, Lynne foi finalmente capaz de parar overdubbing cordas, e contratar uma orquestra e coro adequada. Louis Clark se juntou à banda como arranjador de cordas. O primeiro single do álbum, "Can't Get It Out of My Head, tornou-se seu primeiro E.U. paradas Billboard Top 10 hit, e Eldorado, uma sinfonia se tornou o primeiro ouro da ELO álbum.

Após o lançamento do Eldorado, o baixista e vocalista Kelly Groucutt eo violoncelista Melvyn Gale se juntou, em substituição de Albuquerque (que, como Walker antes dele, saia desde os passeios foram ELO mantê-lo longe de sua família por muito tempo) e Edwards, respectivamente. A formação estabilizou como a banda teve um som decididamente mais acessível. ELO tornou-se sucesso nos Estados Unidos neste momento e eles eram uma atração no estádio e circuito de arena, assim como regularmente constantes da Midnight Special (1973, 1975, 1976 & 1977) mais do que qualquer outra banda nesse show história, com quatro partidas.



Face the Music foi lançado em 1975, produzindo o hit singles "Evil Woman" e "Strange Magic". A abertura instrumental Fire "On High", com sua mistura de cordas e violões acústicos em chamas, viu a exposição pesados como música de fundo em montagens CBS Sports Spectacular, embora a maioria dos espectadores não tinha idéia das origens da canção. O grupo excursionou extensivamente a partir de 03 de fevereiro até 13 de abril de 1976 promovendo o álbum no E.U.A., jogando 68 shows em 76 dias . Foi na turnê americana que estreou sua primeira ELO uso de lasers coloridos.

Apesar do reconhecimento e sucesso que desfrutou nos estados que ainda ignorada no Reino Unido até ao seu sexto álbum, A New World Record, atingiu o top dez em 1976. Ela continha os singles "Livin 'Thing", Telefone Line "," Rockaria! " e "Do Ya", uma regravação de uma canção Move. A banda excursionou em apoio os E.U. apenas a partir de outubro 1976 a abril de 1977 com uma quebra em Dezembro, em seguida, uma aparência show American Music Awards em 31 de Janeiro de 1977, um fora de mais um show em San Diego em agosto de 1977

Um novo recorde mundial foi seguido pelo de platina multi venda do álbum, o duplo LP Out of the Blue, em 1977. Out of the Blue apresentava os singles "Turn to Stone", "Mulher Sweet Talkin '," Mr. Blue Sky ", e" Wild West Hero ", cada um tornar-se um hit no Reino Unido. A banda então partiu em nove meses, turnê mundial de 92 data, com um enorme navio, e uma fase extremamente caro espaço com máquinas da névoa e um visor a laser. Nos Estados Unidos, os shows eram tarifadas como a grande noite e foram maiores para a sua data, com 80.000 pessoas vê-los em Cleveland Stadium. O Big Night tornou-se a turnê de maior bilheteria na história da música ao vivo até aquele momento (1978). A banda também tocou no Estádio de Wembley por oito noites seguidas esgotado durante a excursão, assim, uma outra recorde na época. O primeiro desses shows foi gravado e televisionado, e mais tarde lançado como um CD e DVD.

Em 1979, o multi-platinado álbum Discovery (ou "Disco? Muito!", Como os fãs se referem a ele), foi liberado. Embora o maior hit do álbum (e global ELO maior sucesso) foi a canção de rock "Don't Bring Me Down", o álbum foi conhecido pela sua influência disco pesado. Discovery também produziu os hits "Shine a Little Love", "Last Train to London", "confusão" e "O Diário de Horace Wimp".

Embora não haveria turnê associados com a Discovery, a banda gravou o álbum inteiro em forma de vídeo. Os vídeos de música Discovery seria a última vez que o "clássico" programação final dos anos 1970 seriam vistos juntos, como o violinista Mik Kaminski, e os dois violoncelistas, Hugh McDowell e Melvyn Gale, foram demitidos logo em seguida.

A Electric Light Orchestra terminou 1979 como o ato de maior venda no Reino Unido. ELO tinha atingido o auge de sua fama, vendendo milhões de álbuns e singles e até mesmo inspirando uma paródia / canção tributo a Randy Newman álbum Born Again .

Em 1980, Jeff Lynne foi convidado para escrever para a trilha sonora do filme musical Xanadu, com a outra metade escrito por John Farrar e executada pelo astro do filme, Olivia Newton-John. O filme foi mal nas bilheterias, mas a trilha sonora foi excepcionalmente bem, acabou indo de platina duplo. O álbum gerou dois singles de Newton-John ("Magic", # 1 nos Estados Unidos, e "Suddenly", com Cliff Richard) e ELO ("I'm Alive", que ganhou disco de ouro, "All Over the World" e "Don't Walk Away"). A faixa-título, interpretada por ambos Newton-John e ELO, é única canção ELO ao topo da parada de singles no Reino Unido . Xanadu foi transformado em um surpreendente sucesso da Broadway Musical, que abriu em 10 de Julho de 2007 no Helen Hayes Theatre resenhas uniformemente bons e recebeu quatro indicações ao Tony Award. A Electric Light Orchestra Story, Bev Bevan memórias em seus primeiros dias e ao longo de sua carreira com o movimento e ELO, também foi publicado em 1980.

No som ELO 1981 mudou novamente com o conceito de ficção científica álbum Tempo, uma reminiscência aos anteriores, álbuns de rock mais progressivo, como Eldorado. Com a seção de cordas demitidos, sintetizadores teve um papel preponderante, como foi a evolução da cena maior da música da época. Time liderou as paradas britânicas por duas semanas e foi o último álbum de estúdio ELO para data a ser disco de platina no Reino Unido. Singles do álbum incluía "Segure firme", "Twilight", "significou a vida da maneira de ser", "Aqui está a notícia" e "Ticket to the Moon". A banda embarcou em sua última excursão ao mundo até à data para promover o LP. Foi a primeira turnê ELO sem violoncelistas, embora Mik Kaminski voltou a tocar violino famoso "azul". O live line-up foi completado com Louis Clark eo estreante Dave Morgan (guitarra, sintetizadores e vocal), jogando as peças na seqüência de sintetizadores, e "Fred the Robot" exprimir o Prologue "e" Epílogo ".

DECLÍNIO



Jeff Lynne queria seguir o tempo com um álbum duplo. CBS bloqueado seu plano alegando que seria muito caro. O novo álbum foi editado abaixo do álbum duplo em um único disco e lançado como Secret Mensagens em 1983. (Muitos dos outtakes foram liberados mais tarde em "Afterglow", ou como b-sides dos singles.) O álbum foi um sucesso instantâneo no Reino Unido, alcançando o top 5. O lançamento do álbum foi abalado por uma série de más notícias que não haveria nenhuma turnê para promover o LP, que foi baterista Bevan agora tocar bateria para Black Sabbath e que o baixista Kelly Groucutt tinha deixado a banda. Os boatos de fãs sobre a dissolução do grupo foi negado publicamente por Bevan. Embora as mensagens Secret estreou no número quatro no Reino Unido, caiu nas paradas, não a pegar fogo com a falta de singles no Reino Unido (apesar de "Rock and Roll Is King" foi um sucesso considerável no Reino Unido e os E.U.) e uma resposta morna mídia.

Em 1983, Bevan estava expressando o desejo de juntar-se Black Sabbath permanentemente, Lynne e Tandy estavam gravando faixas para a trilha sonora Electric Dreams sob o nome de Jeff Lynne, e, com partida Groucutt, a ELO foi supor para ser concluída. No entanto, Lynne estava contratualmente obrigada a fazer mais um álbum ELO.

Lynne, Bevan e Tandy retornou ao estúdio em 1985 como um trio (com Christian Schneider tocar saxofone em algumas faixas), para gravar o disco ELO final do século 20, Balance of Power, lançado no início de 1986. Embora o single "Calling América", colocado no Top 30 no Reino Unido (# 28) e Top 20 nos Estados Unidos, singles subsequentes não gráfico. O álbum esteve ausente de cadeias de reais, mais uma vez substituído por sintetizadores, interpretado por Tandy. O álbum também lançar o logotipo da ELO habitual que tinha aparecido em cada álbum desde 1976.

Lynne, com a programação sete peças que apoiaram Time (com exceção do baixista Groucutt sendo substituído por Martin Smith), teve um pequeno número de performances ao vivo ELO em 1986, incluindo shows na Inglaterra e na Alemanha, juntamente com as aparências E.U. no American Coreto, Solid Gold, em seguida, na Disneyland durante o verão. O Birmingham Heart Beat Caridade Concert 1986 foi um concerto de caridade organizado pela ELO Bevan na cidade natal de Birmingham, em 15 de Março de 1986. A sugestão do futuro Lynne foi visto quando George Harrison apareceu no palco durante o encore no Heartbeat, juntando-se o atolamento All-star de "Johnny B. Goode". desempenho passado ELO do século ocorreu em 13 de julho de 1986, em Stuttgart, na Alemanha.

ELO essencialmente dissolvido depois que show final em Stuttgart, em 1986, mas não houve o anúncio feito de que nos próximos dois anos, durante a qual Lynne produzidos George Harrison álbum Cloud Nine eo par de follow-up (com o Roy Orbison, Bob Dylan e Tom Petty) Traveling Wilburys Vol.. 1 foram liberados. Bevan aproximou Lynne fazer outro álbum ELO em 1988. Lynne não se interessou e passou a anunciar que não era mais ELO.

ELO PARTE II

Bevan (ao abrigo de um acordo com Lynne, que co-proprietária do nome ELO com ele), continuou em 1988 como ELO Part II, inicialmente com nenhum outro ex-membros do ELO, exceto Clark. ELO Part II lançou seu primeiro álbum Electric Light Orchestra Part Two, em 1990. Mik Kaminski, Kelly Groucutt Hugh McDowell e se juntou à banda para a primeira turnê em 1991. McDowell deixou após a turnê. Bevan, Groucutt, Kaminski e Clark gravou o segundo álbum, Momento da Verdade, em 1994 e excursionou extensivamente até 1999. Bevan aposentado da programação em 1999 e vendeu sua parte do nome do ELO de Jeff Lynne, em 2000. Os restantes membros continuam a excursionar e gravar, rebatizado como The Orchestra.

REFORMA EM 2000

comeback Jeff Lynne com ELO começou em 2000 com o lançamento de um box set retrospectivo, Flashback, contendo três CDs de faixas remasterizadas e um punhado de outtakes e obras inacabadas, mais notadamente uma nova versão de um só ELO número UK hit "Xanadu".

Em 2001, Zoom, o primeiro álbum da ELO, desde 1986, foi lançado. Apesar de bico e comercializado como um album ELO, só voltando a outro membro do Jeff Lynne foi Richard Tandy, que executou em uma faixa. Zoom assumiu um som mais orgânico, com menos ênfase nas cordas e efeitos eletrônicos. Músicos convidados estão o ex-Beatles Ringo Starr e George Harrison. Após a conclusão do álbum Lynne reformou completamente a banda com novos membros, incluindo a sua então namorada Rosie Vela (que havia lançado seu próprio álbum "Zazu", em 1986) e anunciou que faria uma turnê novamente ELO. Ex-membro ELO Richard Tandy voltou à banda um curto período de tempo depois de dois espectáculos de televisão ao vivo: VH1 Storytellers e um tiro PBS show na CBS Television City, mais tarde intitulado Zoom Live Tour, que foi lançado em DVD. A turnê foi cancelada . Lynne, um amigo próximo de George Harrison, também foi terrivelmente afetadas pela doença de Harrison e posterior morte em novembro de 2001. A turnê ELO não foi remarcada.

Harvest Records e Epic / Legacy lançado o catálogo ELO 2001-07. Incluído entre as faixas do álbum foram remasterizadas canções inéditas e outtakes, incluindo dois novos singles "Surrender", que registrado na extremidade inferior da UK Singles Chart na posição # 81, cerca de 30 anos após ter sido escrito em 1976. Outra gravação inédita, "Latitude 88 Norte", foi lançada como faixa bônus no terceiro de 2007 em versão remasterizada do álbum de 1977 Out of the Blue. A canção foi escrita em 1977, mas só existia como uma gravação demo do coro. Jeff Lynne voltou para a música e acabou em preparação para a versão remasterizada de Out of the Blue.

A partir de 2009, a ELO não tenha sido nomeado para o Rock and Roll Hall of Fame da indução (a banda tem sido considerado elegível desde 1996). Tony Sclafani é um contribuinte regular MSNBC e que nomear ELO e fundador Roy Wood ao Rock Hall, a pedido.

LANÇAMENTOS ATUAL

Embora tenha havido qualquer notícia sobre qualquer futura projetos ELO novos álbuns núcleo ELO de estúdio já foram todos remasterizados e expandida com faixas bônus, deixando apenas a noite a luz se acendeu (em Long Beach), Greatest Hits ELO's, Xanadu, Zoom e Greatest Hits Live AKA Zoom Tour Live ELO a ser feito. Últimas na série Epic / Legacy estava fora do azul e equilíbrio de poder que foram liberados em fevereiro de 2007. A demo perdido a partir de 1977 foi concluído e lançado no Reino Unido como um único download em 06 de fevereiro de 2007, intitulado "Latitude 88" Norte.

Todos os álbuns foram lançados ELO original em mangas de mini réplica no Japão. Entre as muitas características era o original Jet Records o disco original e luvas interna e letras.

Como um companheiro para o remasters novo, outra coletânea ELO bateu o alemão, em seguida, as lojas do Reino Unido em outubro de 2007, e também foi lançado em os E.U. 5 de fevereiro de 2008. Ele é o follow-up para todo o Mundo: O Melhor da Electric Light Orchestra e é chamado Bilhete à Lua: O Melhor da Electric Light Orchestra Volume 2.

Um repackage eco-friendly de The Electric Light Orchestra chamado Essential Playlist: The Very Best of Electric Light Orchestra foi lançado em 02 de setembro de 2008.

Em 09 de agosto de 2010, a Eagle Rock Entertainment lançará Live - The Early Years, no Reino Unido como uma compilação de DVD que inclui Fusion - Live In London (1976), juntamente com nunca antes lançado performances ao vivo na Brunel University (1973) e Rockpalast programa de TV alemão (1974). O E.U. vai ver uma versão ligeiramente editada em 24 de agosto de 2010.

NOME E LOGOTIPO DA BANDA

O nome do grupo é um trocadilho baseado não apenas na luz elétrica (como em uma lâmpada como visto no primeiro álbum cobre), mas também usando o "elétrico" Instrumentos de rock juntamente com uma orquestra "light" (orquestras, com apenas um violoncelos poucos e violinos que eram populares na Grã-Bretanha durante a década de 1960). O logotipo oficial da banda (à esquerda), projetado em 1976 pelo artista Kosh, foi visto pela primeira vez em seu álbum de 1976 um novo recorde mundial e é baseado em um modelo de jukebox Wurlitzer 1946 4008 alto-falante. O alto-falante 4008 foi baseado no próprio gabinete superior do modelo Wurlitzer 1015 jukebox. logo anterior da banda (à direita) foi semelhante ao logotipo da General Electric. O novo logotipo apareceu na maioria dos álbuns da banda em cobre de várias formas. Por exemplo, em 1977's Out of the Blue, o logotipo foi transformado em uma estação espacial enorme disco voador, uma imagem duradoura agora sinónimo com a banda. No seguimento álbum Discovery, o logotipo tornou-se um artefato pequeno brilhante no topo de uma caixa do tesouro. Bev Bevan geralmente exibido o logotipo em seu kit de bateria.




Conheça melhor o trabalho do ELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário