O MEL DO ROCK

O MEL DO ROCK

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PARANOID - BLACK SABBATH

Paranoid é o segundo álbum de estúdio Inglês banda de heavy metal Black Sabbath. Lançado em setembro de 1970, o álbum foi o único da banda ao topo da UK Albums Chart, e como resultado é comumente identificada como opus magnum da banda. Paranoid foi certificada sete vezes platina pela Indústria Fonográfica Britânica e contém algumas das canções da banda assinatura mais conhecidas, incluindo a faixa título, "Iron Man" e "War Pigs".

Antecedentes e gravação
Após o lançamento do seu álbum de estréia em fevereiro de 1970, Black Sabbath voltou ao estúdio em junho daquele ano, novamente com o produtor Rodger Bain, para gravar seu segundo álbum. O álbum foi gravado no Regent Sound Studios e Island Studios, em Londres, Inglaterra. O álbum homônimo single "Paranoid", foi escrito em estúdio no último minuto.

Como baterista Bill Ward explica: "Nós não tínhamos músicas suficientes para o álbum, e Tony apenas jogou o" Paranoid "lick de guitarra e que foi Levou vinte anos, 25 minutos de cima para baixo.."

Título do álbum e arte
O álbum foi originalmente intitulado War Pigs, mas supostamente a gravadora mudou para Paranoid, temendo reação dos partidários do curso da Guerra do Vietnã. Na época, a banda sentiu que a música era mais leve, com potencial para se tornarem uma única. Adicionalmente a gravadora da banda sentiu a faixa-título foi mais comercializável como um único. Todavia, a interpretação visual da banda de um "porco de guerra" foi ainda destaque na capa, uma fotografia distorcida, misteriosa de um homem barbudo com uma espada e escudo saltar de trás de uma árvore.

O lançamento do vinil original do Reino Unido foi em uma luva desdobrável. O interior da capa dupla tinha uma foto em preto e branco da banda, apresentados ao ar livre em uma colina gramada, e foi sua primeira aparição na capa do álbum. Para espalhar a foto original sobre o desdobrável, Ozzy Osbourne foi separado dos outros membros da banda e uma seção da grama foi copiado e caiu no fosso. Isso só é facilmente perceptível quando se compara com a fotografia original.

Lançamento da recepção, e o legado
Nas décadas seguintes a sua distribuição inicial, Paranoid tem sido considerado por muitos como o melhor álbum do Black Sabbath, para não mencionar o melhor álbum de metal pesado de todos os tempos. O "Paranoid", um single lançado antes do álbum, chegou a número quatro no Reino Unido. Empurrado pelo seu sucesso, o álbum atingiu o número um no Reino Unido, e é o único álbum Black Sabbath ter feito isso. O lançamento nos EUA foi mantido até janeiro de 1971, como o Black Sabbath álbum ainda estava nas paradas no momento da liberação Paranoid no Reino Unido. O álbum entrou no top vinte em os EUA em março de 1971, e passaria a vender quatro milhões de cópias nos os EUA sozinhos. Paranoid sucesso do gráfico em os EUA permitiram a banda para turnê por lá pela primeira vez em dezembro de 1970. Isso gerou o lançamento do seu segundo álbum "Iron Man" único, e apesar de não chegar ao top 40, "Iron Man" continua sendo uma das canções mais populares do Black Sabbath. Além disso, considera-se a ser lançado Vertigo da descoberta.

Assim como seu antecessor, o álbum foi muito criticado pelos críticos musicais da época, com Robert Christgau referindo a ele como "acampamento, como um filme de terror" e de classificação é um C-. No entanto, críticos de música dos dias de hoje são muito mais favoráveis para o álbum do que as do tempo. Tais como, Steve Allmusic de Huguinho, que cita Paranoid como "um dos maiores e mais influentes álbuns de heavy metal de todos os tempos", que "definiu o som eo estilo de metal, mais do que qualquer outro registro na história" e Ben Mitchell do Blender chamando-lhe "o melhor álbum de metal de todos os tempos".

Em 1999, a revista Q (12/99, p. 170) incluiu na sua lista dos melhores álbuns de gothic Of All Time, escreve que "[Black Sabbath] estampada a sua marca bombástico e condenar-carregado no rock britânico para sempre."
Em 1999, Vibe (12/99, p. 162) incluiu na sua lista dos 100 álbuns essenciais do Século 20.
Em 2003, o álbum foi classificado número 130 na lista da revista Rolling Stone dos 500 maiores álbuns de todos os tempos.
Em 2006, o álbum foi classificado como número 6 na lista da revista Guitar World de The Greatest Guitar 100 Albums of All Time.

MÚSICAS
Todas as canções creditadas Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward.

LADO UM
1."War Pigs" – 7:55
2."Paranoid" – 2:47
3."Planet Caravan" – 4:30
4."Iron Man" – 5:58

LADO DOIS
1."Electric Funeral" – 4:47
2."Hand of Doom" – 7:07
3."Rat Salad" – 2:29
4."Fairies Wear Boots" – 6:13

NOTAS
Na edição norte-americana do álbum, as canções "War Pigs" e "Fairies Wear Boots" foi intitulado "War Pigs / Lucas Mural" e "Jack The Stripper / Fairies Wear Boots", respectivamente.
O primeiro disco da edição de 2009 de luxo do álbum contou com o álbum original em CD, enquanto o disco contou com a mistura de dois quadrafônico 1974 do álbum em DVD.
O Castelo edição Comunicação (1986) apresentou uma versão ao vivo de "Wicked World", que é 18:51 longa.


Conheça melhor o álbum Paranoid

Nenhum comentário:

Postar um comentário