O MEL DO ROCK

O MEL DO ROCK

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

IAN GILLAN

Ian Gillan (Londres, 19 de Agosto de 1945) é um cantor inglês que tornou-se conhecido em todo o mundo como vocalista da banda de rock Deep Purple, tendo participado em diversas formações da banda, incluindo a considerada clássica.

BIOGRAFIA


Ian Gillan nasceu no Chiswick Maternity Hospital, em Hounslow, na Inglaterra. Seu avô materno, Arthur Watkins, era cantor de ópera profissional, um barítono educado em Milão. Vive com Bron, com quem se casou três vezes - a primeira quando o Deep Purple estava gravando o disco Perfect Strangers. Gillan convivia com Bron desde 1982 e deste relacionamento nasceu sua única filha, Grace, ao final de 1983. A mãe de Gillan, Audrey, ainda é viva e comparece aos shows do filho no Reino Unido; seu pai morreu há mais de 10 anos, antes da gravação de Dreamcatcher. Gillan cita sobre a morte do pai na música "Gunga Din".

Seu apelido mais famoso é Silver Voice ("Voz de Prata").

Algumas lendas sobre Gillan dão conta de que ele usava calças apertadas para potencializar os gritos de "Child in Time", e que cantava nu em estúdio, durante as gravações, para se sentir à vontade (viria daí o apelido Naked Thunder, citado na música "Hungry Daze", do disco Perfect Strangers, do Deep Purple, e nome do álbum solo lançado em 1989/90).

CARREIRA

Ian começou sua carreira na adolescência, como vocalista de diversas bandas de hard rock inglesas, como: The Sweet, The Javelins e Episode Six.

DEEP PURPLE


Jon Lord e Ritchie Blackmore convidaram Ian Gillan para substituir Rod Evans como vocalista do Deep Purple, após assistirem uma de suas apresentações na Episode Six, em 1969.

Gillan permaneceu no Deep Purple até 1973, em uma das fases mais aclamadas da banda, participando dos álbuns In Rock, Fireball, Machine Head e Who Do We Think We Are. Durante esta época, participou da opera rock Jesus Christ Superstar, gravando a voz de Jesus Cristo na produção original em 1972, de Andrew Lloyd Webber.

Ian Gillan é considerado um dos melhores vocalistas do mundo na década de 70.

Gillan também cantou no Black Sabbath, gravando o disco Born Again, além de ter tido uma bem-sucedida carreira solo nas bandas Gillan e Ian Gillan Band.

Assista a um vídeo do Black Sabbath com Ian Gillan

Um comentário:

  1. SIMPLESMENTE O MAIOR E MELHOR DE TODOS OS TEMPOS.

    ResponderExcluir