Tony Iommi foi responsável por riffs influentes, inesquecíveis e cruciais na história do heavy metal. O guitarrista do BLACK SABBATH é capaz de brilhar mesmo sem a guitarra nas mãos. Com isso, a Rolling Stone criou uma lista com os dez momentos memoráveis de Iommi na fase inicial do Sabbath, com Ozzy nos vocais:
10 - “Solitude”, de Master of Reality (1971)
9 - “Changes”, de Vol. 4 (1972)
8 - “Symptom of the Universe”, de Sabotage (1975)
7 - “Sweet Leaf”, de Master of Reality (1971)
6 - “Sabbath Bloody Sabbath”, de Sabbath Bloody Sabbath (1973)
Assim que anunciada a doença do guitarrista Tony Iommi, vários grandes nomes do Hard Rock e do Metal manifestaram o seu apoio ao guitarrista através de suas redes sociais. Confira abaixo:
Slash (VELVET REVOLVER, GUNS N' ROSES): "Desejo tudo de bom e uma recuperação completa a Tony Iommi".
Sebastian Bach (SKID ROW): "Viva o poderoso Tony Iommi. FUCK YOU, câncer".
Tommy Clufetos (OZZY OSBOURNE, ROB ZOMBIE, ALICE COOPER): "Todas as minhas vibrações positivas a Tony Iommi por uma recuperação rápida e saudável. Uma verdadeira lenda do Rock".
Zakk Wylde (BLACK LABEL SOCIETY, OZZY OSBOURNE): "Todos os bons pensamentos do Black Label para Lord Iommi".
Glenn Hughes (DEEP PURPLE, BLACK SABBATH, BLACK COUNTRY COMMUNION): "Rezem pelo meu irmão Tony Iommi. Pedimos uma recuperação rápida e completa. Muito amor".
Angela Gossow (ARCH ENEMY): "Muito triste com o diagnóstico de câncer em Tony Iommi. LUTE! Você nunca sabe o que o futuro lhe reserva. Viva e ame cada dia".
Frank Bello (ANTHRAX): "Fique bom logo, Tony".
Richie Faulkner (JUDAS PRIEST): "Meus pensamentos vão para Tony Iommi. Desejo-lhe uma rápida e completa recuperação".
Gus G. (OZZY OSBOURNE, FIREWIND): "Estou chocado com as notícias sobre Tony Iommi. Fique bom logo, Iron Man! Sou seu maior fã".
Michael Amott (ARCH ENEMY, CARCASS): "Esperando uma sólida e rápida recuperação ao meu guitar hero, Tony".
A nota a seguir foi publicada no Facebook do Black Sabbath... :-(
Com o anúncio de que Tony Iommi, do Black Sabbath, foi diagnosticado com estágios iniciais de linfoma, seus companheiros de banda gostariam que todos enviassem vibrações positivas ao guitarrista neste momento. Iommi está trabalhando com seus médicos para realizar o melhor tratamento. O “IRON MAN” do Rock & Roll está otimista e determinado a se recuperar completamente.
Isso ocorre no momento em que Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward estão escrevendo e gravando seu primeiro álbum em 33 anos, em Los Angeles com o produtor Rick Rubin. Eles irão ao Reino Unido para continuar a trabalhar com Tony. Mais informações serão divulgadas assim que disponíveis.
Segue explicação do site Abrale - Doenças e Tratamentos sobre o que é linfoma...
O sistema linfático faz parte da defesa natural do organismo contra infecções. É composto por inúmeros gânglios linfáticos, conectados entre si pelos vasos (canais) linfáticos.
Os gânglios linfáticos estão situados no pescoço, axilas e virilha. Internamente, são encontrados principalmente no tórax (mediastino) e abdome. As amídalas, o fígado e o baço também fazem parte do sistema linfático.
Os vasos linfáticos transportam um fluido claro chamado linfa, que circula pelo corpo e contém células chamadas linfócitos. Essas células atuam como defesa contra infecções. Os gânglios linfáticos funcionam como filtros, retirando da circulação restos de células que passam por eles. Se, por exemplo, você tem dor de garganta, poderá notar que os gânglios do seu pescoço poderão estar aumentados. Isso é um sinal de que seu organismo está combatendo a infecção.
Por motivos ainda desconhecidos, em algum momento os linfócitos agrupados nos gânglios linfáticos começam a multiplicar-se e crescer de forma desordenada. Como resultado dessa desordem, haverá um excesso de produção desse tecido, dando origem a um tipo de câncer denominado linfoma. O linfoma se inicia a partir de linfócitos anormais. Eles podem se espalhar por meio do sistema linfático por muitas áreas do organismo e circular no sangue.
A reunião da formação original da lendária banda de heavy metal BLACK SABBATH será a atração principal em vários dos principais festivais da Europa em 2012. O pontapé inicial será em uma sexta-feira, dia 18 de maio em Moscou no Olimpski, na turnê que irá levar o Black Sabbath em lugares como: Download Festival (Reino Unido), Azkena Rock (Espanha), Hellfest (França), Graspop Metal Meeting (Bélgica) e Gods Of Metal (Itália ). No entanto, será apenas o início da turnê mundial do grupo que levará a banda ao redor do mundo, incluindo países em que a banda nunca tocou antes e outros que não haviam sido visitados há mais de três décadas.
Os quatro membros originais do Black Sabbath - Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) - estão gravando seu primeiro álbum de estúdio após 33 anos, com o lendário produtor Rick Rubin (sete vezes vencedor do Grammy, dois deles como "Produtor do Ano"). O disco será lançado em todo o mundo pela Vertigo Records, e Vertigo/Universal Republic Records nos EUA em meados de 2012.
Quando perguntado pela Artisan News qual era sua opinião sobre a reunião da formação original do Sabbath, o baixista/ vocalista Glenn Hughes - que esteve no Black Sabbath em 1986 no disco "Seventh Star" - disse (ver vídeo abaixo): "É maravilhoso ver que Ozzy está sóbrio e disposto a se reunir novamente. E eu acho que isso só mostra o tipo de homem que ele se tornou hoje. Ele sempre foi amável e um bom amigo para mim. Mas isso mostra que eles são como irmãos, que se reuniram neste momento. Eu acho que é o time perfeito".
Os membros que tocaram no Black Sabbath na época de Ronnie James Dio, reuniram-se com o nome de HEAVEN & HELL em 2006, mas dividiram-se quatro anos mais tarde, depois que Dio faleceu.
A esposa do falecido vocalista, Wendy Dio, disse a Artisian News qual seria a reação de Ronnie ao saber da reunião da formação original do Sabbath, se ele ainda estivesse vivo (ver vídeo abaixo): "Eu acho que Ronnie teria dado sua bênção. Seria a coisa certa a se fazer. Eles foram os inovadores do rock and roll e eles precisam terminar do jeito que começaram... eles são lendas e lendas terminam. Eu acho que vai ser fantástico e acho que Ronnie teria dado sua bênção".
De acordo com a People do Reino Unido, a turnê do Black Sabbath pelo mundo e algumas aparições em festivais poderão render aos músicos cerca de 100 milhões de Euros (mais ou menos 159 milhões de dólares), ou seja, cada membro da banda poderá levar para casa até 25 milhões de Euros (cerca de 40 milhões de dólares).