O MEL DO ROCK

O MEL DO ROCK

Pesquisar este blog

sábado, 16 de julho de 2011

ROCK IN RIO: CONCERTO SINFÔNICO LEGIÃO URBANA NO DIA 29

A seguinte nota foi publicada no site oficial do Rock In Rio.
Stevie Wonder, Jamiroquai, Janelle Monàe e Joss Stone confirmados no dia extra

No dia 14 de junho, quando anunciamos que o Rock in Rio iria ter um dia extra pela primeira vez em sua história, fãs de todos os cantos do Brasil e do mundo começaram uma rede de especulações e pedidos sobre aquilo que é mais importante, a programação. Hoje, o mistério chega ao fim: Stevie Wonder, Jamiroquai, Janelle Monáe e Joss Stone serão os destaques de uma noite que terá também Áfrika Bambaataa, Marcelo Jeneci, Curumin e Masters At Work, entre outros muitos artistas.

Quer ir? Então fique atento! A venda oficial de ingressos para o dia extra começa às 00h01 do dia 23 de julho, apenas pelo site do Rock in Rio. Os ingressos seguem valendo R$190 (inteira) e R$95 (meia) e as compras poderão ser feitas apenas com cartão de crédito e parceladas em até 4 vezes sem juros. Da mesma forma que ocorreu na venda anterior, não haverá cobrança de taxa de conveniência e a venda estará limitada a 4 unidades por CPF, sendo uma meia-entrada.

Clientes do banco Itaú com cartões de crédito Itaú Personnalité, Itaú Uniclass e Itaucard poderão garantir seu ingresso a partir das 00h01 deste sábado (16) no site www.itaucard.com.br/rockinrio com 15% de desconto e ainda poderão parcelar a compra em 6 vezes sem juros.

Stevie Wonder é um dos maiores ícones da música mundial. Com 50 anos de carreira completos este ano, ele é o autor de clássicos como “Isn’t She Lovely”, “Sunshine of My Life”, “Superstition” e “I Just Called to Say I Love You”, entre muitos outros. Essas músicas fizeram de Stevie recordista em número de prêmios Grammy ganhos (25 até o momento) e um dos artistas com mais discos vendidos na história: nada menos que cem milhões de cópias.

Graças a isso tudo, Stevie Wonder é um dos nomes de maior importância na música e costuma ser citado como influência por figuras como Anthony Kiedis (do Red Hot Chili Peppers), Sting, Beyoncé, Steve Ray Vaughan, Alicia Keys, Jay Z e Jay Kay (do Jamiroquai), para citar só alguns. Além disso, parcerias com nomes tão diversos como Michael Jackson, Prince, Kiss e Paul McCartney estão no currículo do artista que será a grande estrela do Palco Mundo.

Quem subirá ao Palco Mundo antes dele é a banda Jamiroquai, uma das mais representativas do Acid Jazz britânico hoje, além de Janelle Monáe e o Concerto Sinfônico Legião Urbana, composto pela Orquestra Sinfônica Brasileira, Marcelo Bonfá, Dado Villa Lobos e convidados. Uma quinta atração será divulgada para o Palco Mundo em breve.

Antes dos shows do Palco Mundo, a britânica Joss Stone vai ser a única a se apresentar sozinha no Palco Sunset. Além dela, Afrika Bambaataa, um dos “inventores” do hip hop, dividirá o palco com Paula Lima. No mesmo dia, o sambista Diogo Nogueira estará com Davi Moraes e o Baile do Simonal, que traz Max de Castro e Wilson Simoninha. A abertura da noite no Sunset será a cargo de Curumin e Marcelo Jeneci.

Tem mais: na Eletrônica, a grande atração da noite será a dupla Masters at Work, um dos maiores fenômenos da música house, formada por “Little” Louie Vega & Kenny “Dope” Gonzales. Antes deles, se apresentam Mary Olivetti, Mário Fischetti, e o DJ Zegon. Já quem passar pela Rock Street verá Mark Lambert e Scott Feiner, o sapateador Stephen Harper, o violonista Arnaldo Brandão e o quarteto Saxophonia, além de malabaristas, acrobatas e muitas surpresas.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

07/07/1990: MORRE CAZUZA, POR COMPLICAÇÕES DECORRENTES DA AIDS

Em agosto de 1985, Cazuza é internado para ser tratado por uma pneumonia. Ele exigiu fazer um teste de HIV, do qual o resultado foi negativo.A AIDS (doença da qual provavelmente sofria desde 1985) volta a se manifestar em 1987. Cazuza é internado com pneumonia, e um novo teste revela que o cantor é portador do vírus HIV. Em Outubro, Cazuza é internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, para ser tratado de uma nova pneumonia. Em seguida, ele é levado pelos pais aos Estados Unidos. Lá, Cazuza é submetido a um tratamento a base de AZT durante dois meses no New England Hospital de Boston.Em fevereiro de 1989, Cazuza declara publicamente que era soropositivo, ajudando assim a criar consciência em relação à doença e aos efeitos dela. Cazuza comparece na cerimônia do Prêmio Sharp de cadeira de rodas, onde recebe os prêmios de melhor canção para "Brasil" e melhor álbum para Ideologia.Burguesia (1989) foi gravado com o cantor numa cadeira de rodas e com a voz nitidamente enfraquecida.Em outubro de 1989, depois de quatro meses a base de um tratamento alternativo em São Paulo, Cazuza parte novamente para Boston, onde ficou internado até março de 1990 voltando assim para o Rio de Janeiro.No dia 7 de julho de 1990, Cazuza morre aos 32 anos por um choque séptico causado pela AIDS. No enterro compareceram mais de mil pessoas, entre parentes, amigos e fãs. O caixão, coberto de flores e lacrado, foi levado à sepultura pelos ex-companheiros do Barão Vermelho. Cazuza foi enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

ENGENHEIROS: HUMBERTO GESSINGER PENSA EM FORMAR TRIO

A aguardada volta aos palcos dos ENGENHEIROS DO HAWAII, deve demorar mais um tempo já que numa entrevista ao site da Guitar Player, o vocalista e baixista Humberto Gessinger revelou ter a intenção de montar uma banda no formato trio pois ele tem a inenção de "ficar mais um tempo à sombra para amadurecer umas transformações que sinto que estão acontecendo na minha relação com a música".

Ainda sobre os ENGENHEIROS, Gessinger foi questionado se pensa em tocar um álbum na íntegra em espécifico (algo que está em moda não só no rock internacional, mas também no nacional), o vocalista e baixista disse: 'Mapas do Acaso' (livro que ele lançou este ano) tinha um capítulo em que eu montava novos discos a partir das músicas já gravadas. As reagrupava de outras formas. Cheguei a desenhar as capas. Achei que só os fãs entenderiam e, por isso, tirei do livro. Esses discos imaginários seriam boas matrizes para shows. Imagino que a maioria dos fãs gostaria que eu fizesse shows tocando, na íntegra, os discos mais progressivos, que gravei entre 1990 e 1993. Mas eu preferiria tocar o 'A Revolta dos Dândis' e os gerúndios 'Surfando Karmas & DNA' e 'Dançando no Campo Minado'. 'Novos Horizontes' também seria um show maravilhoso de se fazer, mas já é um disco ao vivo."

Sobre a formação da volta dos ENGENHEIROS, Gessinger disse que é "provável que eu retome de onde parei", ou seja, ele no baixo, Glaúcio Ayala na bateria, Fernando Aranha na guitarra e Pedro Augusto nos teclados.

A REVOLTA DOS DÂNDIS - ENGENHEIROS DO HAWAII

Depois do seu debut em 1986, no ano seguinte, a banda formada em Porto Alegre para durar apenas uma noite, os Engenheiros do Hawaii, partem para seu segundo álbum de estúdio, abandonando aquela sonoridade mais característica das bandas de rock nacional oitentista, e começa a se destacar como uma das melhores bandas da sua geração com "A Revolta dos Dândis".

No geral, vejo uma grande evolução nas composições de Humberto Gessinger, do Longe demais das capitais para o segundo disco, “A revolta dos Dândis”. É um grande passo a frente do álbum de estréia.

Se faz aqui mais perceptível a maneira filosófica de Gessinger para expor seus temas em canções, se ainda seguirmos comparando-o com o primeiro disco. Como em “Revolta dos Dândis I” onde ele parece expressar algo como estar perdido entre tantos extremos ou contradições, ou então na baita música que é “Infinita Highway” que certamente fala da vida como sendo uma estrada, e que podemos interpretar de forma diferente a cada vez que a ouvimos. Inclusive isso é uma das coisas que me chama atenção nos Engenheiros do Hawaii, o fato de poder escutar os álbuns, as músicas, e a cada ouvida perceber uma palavra e um significado oculto para o que está sendo dito .

Este release deve constar entre os melhores já registrados no rock nacional, ao lado de outros da banda,como “Gessinger, Licks e Maltz” e "O Papa é Pop", apesar de considerar que o instrumental da banda em "A Revolta dos Dândis" ainda não alcançou seu auge.

O álbum contém músicas como a já citada “Infinita Highway”, “Terra de gigantes” e “Refrão de bolero”, que são algumas da músicas mais conhecidas da banda até os dias de hoje. Enfim, este é um dos discos que me da a certeza de que escutar Engenheiros do Hawaii nos dá a oportunidade de uma reformulação completa sobre sua própria música e o que ela pode representar para o ouvinte, que os escuta, a cada vez que coloca suas músicas ou álbuns a tocar, seja por um clique no computador, seja no seu velho toca-discos.

Tracklist:

1. A Revolta dos Dândis
2. Terra de Gigantes
3. Infinita Highway
4. Refrão de Bolero
5. Filmes de Guerra, Canções de amor
6. A Revolta dos Dândis II
7. Além dos out-doors
8. Vozes
9. Quem tem pressa não se interessa
10. Desde aquele dia
11. Guardas da fronteira